SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALPadrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicinaValoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ARAUJO, Rosane Cardoso de; CAVALCANTI, Célia Regina Pires  e  FIGUEIREDO, Edson. Motivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superior. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.249-272. ISSN 1676-2592.

Neste texto, são apresentados dois estudos sobre motivação e prática musical desenvolvidos no âmbito do ensino superior. Os estudos foram conduzidos por dois referenciais distintos: Crenças de Auto-Eficácia (Albert Bandura) e Teoria da Autodeterminação (Deci & Ryan). O delineamento metodológico para cada investigação foi o estudo de levantamento conduzido por meio de instrumentos de coleta de dados elaborados de acordo com cada referencial. A população investigada foram alunos de cursos superiores de música de uma instituição de ensino da cidade de Curitiba. Os resultados apontaram possibilidades de verificar o processo motivacional de alunos de cursos de música, a partir da observação de alguns aspectos como a) a confiança do discente nas próprias capacidades e suas crenças em produzir resultados; b) as ações intencionais que possam produzir mudanças; e c) os fatores que podem promovê-las. Buscou-se ao final do texto, enfatizar a observação desses aspectos por parte dos educadores, como meio de promover um processo de aprendizagem musical mais significativo e orientado.

Palavras-chave : Autodeterminação; Auto-Eficácia; Prática Musical.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )