SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALMotivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superiorAspectos motivacionais da profissão docente universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa  e  CARVALHO, Maria Gomes de. Valoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantes. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.273-293. ISSN 1676-2592.

Valorações de cunho afetivo e social dinamizam as relações cognitivas, que cada indivíduo mantém com as produções e artefatos de sua cultura. Respondem, ainda, pela importância e motivação para lerem. O presente trabalho objetivou identificar as funções que professores do Ensino Médio atribuem à leitura. Contamos com a participação de 14 professores de uma escola pública, que oportuniza a formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Funções de Leitura, proposta por Greaney e Newman (1990). Constatou-se que as funções de leitura mais valorizadas foram as de: aprendizagem; lazer; utilidade; estímulo. A análise das correlações, pela valoração atribuída pelos participantes às funções da leitura, apontou oito significativas que se distribuíram de -0,64 a +0,75. As relações mais fortes foram registradas entre lazer e as funções de estímulo e fuga e entre aprendizagem e estímulo. O conjunto dos resultados obtidos reafirma a força das condições de vivência em um dado contexto sócio-histórico, usando-se como parâmetro os resultados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. São assinalados alguns dos possíveis efeitos gerados para a motivação dos alunos para lerem, bem como assinaladas algumas limitações do presente trabalho e sugeridas possibilidades que as contornem para futuros trabalhos.

Palavras-chave : Leitura; Funções da Leitura; Motivação para a Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )