SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueNUMEROESPECIALValoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantesApoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SANTOS, Bettina Steren dos; RODENBUSCH, Camila de Barros  and  ANTUNES, Denise Dalpiaz. Aspectos motivacionais da profissão docente universitária. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.294-312. ISSN 1676-2592.

A motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações.

Keywords : Processo Motivacional; Docência Universitária; Prática Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )