SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALValoração da leitura por professores do ensino médio: considerações para a motivação para leitura de estudantesApoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SANTOS, Bettina Steren dos; RODENBUSCH, Camila de Barros  y  ANTUNES, Denise Dalpiaz. Aspectos motivacionais da profissão docente universitária. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.294-312. ISSN 1676-2592.

A motivação humana configura-se em processos motivacionais e são muitos os elementos em sua especificidade e particularidades, pois, perpassam a caminhada docente, entre auto-formação e formação acadêmica, iniciando-se com desejos próprios do professor. Já na práxis educativa é necessário compreender como a motivação é entendida pelo docente, na perspectiva de ajudar a desencadear os motivos intrínsecos de cada aluno. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos (PROMOT) da PUCRS. Especificamente, a intenção desse estudo é saber como os professores no Ensino Superior concebem a motivação e como ela interfere na prática pedagógica. É um estudo de caso qualitativo, com análise das falas de sete professores universitários e posterior descrição e exploração dos aspectos motivacionais com suas atuações no Ensino Superior numa Universidade Privada do RS. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004), apresentam-se as categorias, a priori, Concepção de Motivação: revelaram-se diferentes entendimentos acerca da motivação. A posteriori, Trajetória Acadêmica: é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação dos que fazem parte do mundo univeristário; História de vida e Autorealização: as vivências desde a infância embasam a formação profissional e servem de modelo para a construção das metas; Formação Pessoal e de Futuras Gerações: evidenciou-se a preocupação de tornarem-se pessoas melhores para a educação das futuras gerações.

Palabras clave : Processo Motivacional; Docência Universitária; Prática Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )