SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroNUMEROESPECIALApoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FONSECA, Marília Saldanha da. Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.329-346. ISSN 1676-2592.

Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas.

Palabras clave : Formação de Professores; Drogas-Abuso; Drogas-Prevenção; Motivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )