SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Professor e seu trabalho: cotidiano e conhecimento escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. A pesquisa em educação no Brasil: uma crítica a fragmentação do conhecimento. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.01-17. ISSN 1676-2592.

Analisamos sob orientação teórica da ontologia marxiana a trajetória histórica, teórica e metodológica da Pesquisa Educacional no Brasil. Constatamos que a produção científica de modo hegemônico na atualidade, concentra-se em análises sobre problemáticas restritas a situações da sala de aula. Como efeito dessa perspectiva analítica, temos a construção de uma visão pragmática e utilitarista das pesquisas em educação. Restringindo desse modo, o olhar e a reflexão do professor a esfera fenomênica da realidade social.

Keywords : Pesquisa Educacional; Pragmatismo; Ontologia Marxiana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )