SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Professor e seu trabalho: cotidiano e conhecimento escolarFormação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MAGALHAES, Hilda Gomes Dutra; ROCHA, José Damião Trindade  e  DAMAS, Luiz Antônio Hunold de Oliveira. O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.35-51. ISSN 1676-2592.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o currículo e a Teoria da Complexidade nos espaços institucionais de ensino, considerando que a organização curricular representa não apenas a filosofia da escola, mas também o nortemento de todas as suas práticas. A interdisciplinaridade, como ação, é o espaço em que as demandas filosóficas do Século XXI, a Neurociência e as novas teorias educacionais dialogam em busca de uma educação para uma sociedade mais democrática, mais cooperativa e mais igualitária.

Palavras-chave : Complexidade; Interdisciplinaridade; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )