SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01O currículo como vivência da complexidade no espaço escolarO processo de formação de professores de educação física: realidade e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MELLO, Lucrécia Stringhetta  y  MAIA, Graziela Zambão Abdian. Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.52-73. ISSN 1676-2592.

O artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos.

Palabras clave : Gestão Escolar; Formação continuada de Educadores; Papel da Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )