SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidadeImagens da África no cinema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ILHA, Franciele Roos da Silva  e  KRUG, Hugo Norberto. O processo de formação de professores de educação física: realidade e desafios. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.74-95. ISSN 1676-2592.

O propósito deste trabalho foi refletir sobre a realidade e os desafios que perfazem o processo de formação de professores de Educação Física. Para tal, realizou-se uma breve análise de alguns aspectos que permeiam o processo de ensino e formação no contexto educativo, assim como discussões acerca dos processos formativos destes educadores em especial. Destacou-se ainda a história da Educação Física, de forma que esse conhecimento permite a compreensão de práticas e ações docentes desenvolvidas no ensino básico e superior. Diante desse quadro, evidenciou-se que o modelo crítico-reflexivo de formação de professores representa uma concepção dialógica e articulada com os dilemas que enfrentamos cotidianamente, constituindo-se como um desafio a ser conquistado. Com esse modelo de formação, a tarefa de ensinar é bem mais complexa e deve ser desenvolvida a partir do aprender que ser professor requer preocupações amplas de seu contexto, mas sem esquecer de que sua prática necessita estar imbricada na educação de sujeitos para o mundo e para si mesmos.

Palavras-chave : Formação; Professores; Educação Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )