SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01O processo de formação de professores de educação física: realidade e desafiosNotas no percurso: linguagem musical e Síndrome de Williams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FELIPE, Delton Aparecido  and  TERUYA, Teresa Kazuko. Imagens da África no cinema. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.96-122. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta uma leitura crítica do conteúdo de dois filmes que abordam o preconceito racial. Foram selecionados os filmes: Um grito de liberdade e Sarafina o som da liberdade, como fonte de pesquisa. O objetivo é investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos Culturais. De que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? No espaço escolar, esses filmes analisados na perspectiva de Douglas Kellner, Michel Foucault e Stuart Hall, podem ampliar a nossa compreensão sobre a lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileiro.

Keywords : Mídia na Educação; Apartheid; Estudos Culturais; Ensino de História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )