SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Imagens da África no cinemaCiência da informação e uso metodológico da etnografia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Dircéia Cristina da  and  SOUZA JUNIOR, Paulo Sérgio de. Notas no percurso: linguagem musical e Síndrome de Williams. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.123-147. ISSN 1676-2592.

O presente artigo versa sobre uma síndrome em particular chamada Síndrome de Williams-Beuren. Esta síndrome possui uma relação específica com a música, relação esta que estará no fulcro de nossas preocupações durante as páginas que se seguem. Num primeiro momento faremos uma apresentação da síndrome e de suas singularidades; em seguida nos debruçaremos sobre a especificidade que aqui está em questão, ou seja, a relação da síndrome com o universo sonoro; por fim, traremos um caso com o qual tivemos contato envolvendo a educação musical em contexto da síndrome, e discutiremos a respeito dos elementos que esse contato nos trouxe para pensar essa curiosa e relevante relação entre arte-educação e o desenvolvimento neuropsicológico atípico.

Keywords : Síndrome de Williams-Beuren; Educação Musical; Piano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )