SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Notas no percurso: linguagem musical e Síndrome de WilliamsÉtica em pesquisa envolvendo seres humanos: reflexões a partir das experiências da UNIOESTE - ciência e educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BUFREM, Leilah Santiago  and  SANTOS, Sandra de Fátima. Ciência da informação e uso metodológico da etnografia. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.148-174. ISSN 1676-2592.

Analisa a aplicabilidade e uso da etnografia como metodologia para explorar a pesquisa na área da Ciência da Informação. Como pesquisa teórica objetiva resgatar na literatura da área, o reconhecimento da etnografia como forma metodológica na construção científica, a partir de reflexões sobre este método de pesquisa no reconhecimento de valores subjetivos e permitir um olhar crítico sobre a pesquisa no campo da Ciência da Informação. Reconhece o valor desse método para o estudo de um contexto multicultural, entendendo a cultura da informação sob uma perspectiva emergente na área em estudo, cujo aprofundamento requer valores e instrumentos antropológicos coerentes com as diversas áreas interdisciplinares que compõe o campo científico da informação. A pesquisa explora a literatura, acolhendo dados para uma análise interpretativa do discurso de diversos autores, desta forma visa uma reflexão que priorize a representação qualitativa do conhecimento. Na conclusão apresenta as diversas evidências da importância da cultura, agregada implicitamente na construção de uma informação, e que conseqüentemente irá gerar um novo conhecimento, sendo assim, reforça o adequado uso da ferramenta etnográfica para melhor explorar a temática. Também apresenta recomendações de continuidade na perspectiva desse estudo sob diversas diretrizes, que poderão trazer contribuições significativas para esta área do conhecimento.

Keywords : Etnografia; Antropologia da Informação; Metodologia da Pesquisa; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )