SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01A legislação ambiental do município de Araguaína: para quem?Reflexões sobre a feitura e os usos da imagem na pesquisa em educação: os óculos de Win Wenders e o olhar de Bavcar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MARTINS, Diléia Aparecida  y  MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.234-254. ISSN 1676-2592.

O presente trabalho reflete à educação bilíngüe para estudantes surdos na educação superior, especialmente a trajetória de formação do intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Recupera o histórico da educação da pessoa surda e apresenta os dados de pesquisa realizada com intérpretes de Libras que atuam no ensino superior, referentes à formação desses profissionais. A partir da resposta dos sujeitos observa-se, que os profissionais amparam-se em conhecimentos apropriados no decorrer de sua formação humana, a partir de sua disposição social e de seu acesso às produções simbólicas.

Palabras clave : Intérprete de Língua Brasileira de Sinais; Educação Bilíngüe para Surdos; Inclusão; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )