SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de SinaisPreconceito e educação a distância: atitudes de estudantes universitários sobre os cursos de graduação na modalidade a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PEREIRA, Rita Ribes. Reflexões sobre a feitura e os usos da imagem na pesquisa em educação: os óculos de Win Wenders e o olhar de Bavcar. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.255-272. ISSN 1676-2592.

Este texto é um ensaio dedicado a refletir sobre a feitura e sobre os usos da imagem e de audiovisuais no campo da pesquisa em educação. Tem como ponto de partida o pressuposto de que como pesquisadores, dominamos a capacidade de produzir imagens/audiovisuais, e apresenta a tese de que precisamos, sempre e mais uma vez, indagar o sentido de fazê-los. Essa busca de sentido é aqui apresentada numa articulação entre a ciência e a arte, naquilo que suas especificidades, em conjunto, permitem problematizar, de modo que o tema da imagem/áudio-visual, trazido pelas demandas da atividade de pesquisa, ganhe novas dimensões no campo da arte e da produção cultural contemporânea.

Palavras-chave : Imagem; Pesquisa; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )