SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02A edição dos lugares: sobre fotografias e a política espacial das imagens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LUKINBEAL, Christopher. Mobilizing the cartographic paradox: tracing the aspect of cartography and prospect of cinema. ETD [online]. 2010, vol.11, n.02, pp.01-32. ISSN 1676-2592.

A compreensão do contraste e do desafio das cartografias cinemáticas pode residir na indagação do que John Pickles (2004, p.89) chama de “o paradoxo cartográfico.” O paradoxo cartográfico é que a perspectiva linear e o projecionismo informam a prática cartográfica. Contudo, estes dois regimes de visão são complementares e contraditórios. O paradoxo cartográfico tem sido mobilizado pela montagem e a animação de imagens em movimento. A penúltima tecnologia da perspectiva linear é o cinema, enquanto que a penúltima tecnologia do projecionismo é o SIG e a animação cartográfica. Discuto neste artigo que compreender a mobilização destes regimes de visão pode conduzir à produção de geovisualizações afetivas.

Keywords : Paradoxo Cartográfico; Perspectiva Linear; Cinema; Regime de Visão; Mapeamento de Lugares.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )