SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02A edição dos lugares: sobre fotografias e a política espacial das imagensPropaganda, grafite e as representações de uma cidade negra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CRIPPA, Giulia  y  LASTORIA, Andréa Coelho. Um passeio pelas imagens: a Ribeirão Preto de Tony Miyasaka. ETD [online]. 2010, vol.11, n.02, pp.54-74. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a pluralidade de conceitos que as imagens envolvem (desde o mundo antigo até os dias de hoje), sua concepção como uma representação material e imaterial e, finalmente, a fotografia como uma possibilidade de imagem construída. Refletimos sobre as potencialidades das fotografias como imagens que contam histórias e representam lugares, que relatam os tempos e registram espaços transformando o passado em nosso contemporâneo. Especificamos que as fotografias revelam o próprio olhar do fotógrafo. Neste sentido, apresentamos o contexto que originou a produção fotográfica de Tony Miyasaka para compreender um pouco da história e da percepção dos lugares do município paulista de Ribeirão Preto.

Palabras clave : Imagem; Fotografia; Espaço; Tony Miyasaka; Ribeirão Preto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )