SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02Propaganda, grafite e as representações de uma cidade negraCartas, caminha(o), viajantes, mutantes, mares: grafias (in)visíveis (des)marcando espaços (s)em tempos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FERNANDES, Rodrigo Emanoel. Espaços extraordinários: ensaio sobre a representação do espaço geográfico na HQ “A Liga Extraordinária” de Alan Moore & Kevin O’neill. ETD [online]. 2010, vol.11, n.02, pp.102-123. ISSN 1676-2592.

A HQ “Liga Extraordinária” insere, numa mesma trama, diversos personagens clássicos da literatura fantástica inglesa do século XIX, porém procurando preservar o máximo possível as características descritas nos livros originais. Isso cria a necessidade da elaboração de um único espaço geográfico que seja capaz de justificar a presença simultânea de personagens que não foram idealizados para interagir harmoniosamente. Como resultado, a HQ se destaca por sua forma singular de representação do espaço geográfico, pouco comum na mídia, apresentando uma Londres do século XIX que destoa daquela que a maioria dos leitores está habituada, ainda que (ou por isso mesmo) seja mais adequada aos personagens que a habitam. Um “espaço extraordinário” tão (in)coerente e (des)harmonizado com seus “extraordinários” habitantes quanto o espaço real em relação a nós mesmos, encontrando assim eco nos recentes trabalhos da geógrafa americana Doreen Massey.

Keywords : Histórias em Quadrinhos; Espaço Geográfico; Clássicos da Literatura Inglesa; Imagens; Mídia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )