SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02Cartas, caminha(o), viajantes, mutantes, mares: grafias (in)visíveis (des)marcando espaços (s)em temposImágenes cartográficas del mundo e imaginarios geográficos en la geografía escolar en Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PREVE, Ana Maria Hoepers  and  RECHIA, Karen Christine. Outros mundos: perversão no planisfério político. ETD [online]. 2010, vol.11, n.02, pp.146-164. ISSN 1676-2592.

O exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes.

Keywords : Perversões; Planisfério; Educação; Geografia; Experiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )