SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Cartas, caminha(o), viajantes, mutantes, mares: grafias (in)visíveis (des)marcando espaços (s)em temposImágenes cartográficas del mundo e imaginarios geográficos en la geografía escolar en Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PREVE, Ana Maria Hoepers  e  RECHIA, Karen Christine. Outros mundos: perversão no planisfério político. ETD [online]. 2010, vol.11, n.02, pp.146-164. ISSN 1676-2592.

O exercício é perverter o mundo para fazer aparecer os outros do mesmo mundo. Esta é a força das duas experiências relatadas no trabalho com os planisférios políticos. Uma delas diz respeito a um curso de formação continuada para professores de História e Geografia da rede municipal de Sombrio/SC e o outra ao grupo de internos do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Florianópolis/SC (HCTP). No exercício proposto distribuímos às pessoas um planisfério político e pedimos que pervertessem o mundo. O presente texto aponta, além da noção de perversão para a noções de experiência em educação, como articuladoras de mais um princípio reflexivo no campo das imagens, neste caso as imagens da geografia. Nosso intuito com este trabalho foi o de apresentar as imagens e estabelecer com elas uma conversa problematizadora acerca da informação adquirida sobre o mundo. Tratamos do exercício com os dois grupos não numa relação valorativa, mas no sentido de identificar o que os atravessa, os constitui e os faz diferentes.

Palavras-chave : Perversões; Planisfério; Educação; Geografia; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )