SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02Imágenes cartográficas del mundo e imaginarios geográficos en la geografía escolar en ArgentinaCrianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

DIAS, Ana Cecília Machado. Petrópolis com olhos de crianças: o retrato do espaço urbano como suporte didático. ETD [online]. 2010, vol.11, n.02, pp.188-203. ISSN 1676-2592.

Compreender a cidade a partir do que as crianças nos mostram por meio de seu olhar fotográfico se faz objeto de estudo neste trabalho, questões como: Quais imagens ao nosso redor despertam a atenção das crianças? Como elas se apropriam do espaço da cidade? O que percebem ao observar a geografia local? As crianças aprendem interagindo com o meio cultural e social em que vivem, quando a escola utiliza a cidade como um grande laboratório de pesquisa para observação e investigação das imagens, está contribuindo para a aprendizagem de conceitos representados no dia-a-dia onde espaço e culturas se entrecruzam nas mais variadas linguagens revelando as características do cotidiano. Essa ação confere credibilidade a uma criança capaz, curiosa, que experimenta o mundo, que é competente e ativa, portanto, alguém que não é somente consumidor de cultura e de valores, mas que com suas idas e vindas pela cidade se torna responsável pela produção e preservação do espaço urbano.

Keywords : Infância; Cultura; Imagens; Cidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )