SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02Petrópolis com olhos de crianças: o retrato do espaço urbano como suporte didáticoPor uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NUNES, Carla Cristiane  and  PINTO, Vicente Paulo dos Santos. Crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo. ETD [online]. 2010, vol.11, n.02, pp.204-225. ISSN 1676-2592.

Considerando campo e cidade, rural e urbano como categorias e realidades peculiares, contudo, indissociáveis, o presente trabalho focaliza as representações dessas formas e conteúdos por crianças de Juiz de Fora (MG), entre 8 e 12 anos, com experiências consideradas tipicamente urbanas, o que foi originalmente questão de investigação da dissertação de mestrado “É muito difícil você ver uma carroça no centro da cidade”: Crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo. A pesquisa foi construída em coerência com os pressupostos da investigação qualitativa e teve como objetivo conhecer as representações de campo e cidade, em especial das 12 crianças participantes, por meio de seus desenhos e falas, buscando perceber as concepções que lhes estão subjacentes. Referente à temática das categorias campo/cidade/urbano/rural, o trabalho pauta-se teoricamente em autores como Henri Lefebvre, Raymond Williams, Ana Fani Alessandri Carlos, João Rua e outros. As descobertas da pesquisa são pensadas à luz de referências como Milton Santos, Paulo Freire, Rafael Straforini e Helena Coppetti Callai, na defesa de que a Geografia tem uma função social de auxílio na leitura do lugar-mundo. As imagens, os desenhos e outras formas de representações são essenciais no processo de elaboração dessa leitura que precisa transcender o aparente.

Keywords : Relações Campo-Cidade; Representações; Desenhos; Crianças de Juiz de Fora; Ensino de Geografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )