SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Construção fílmica e educação: um olhar para o filme Santo Forte, de Eduardo CoutinhoPara pensar de outros modos a modernidade pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NEVES, Cynthia Agra de Brito. Da poesia visual concreta à poesia virtual concreta: a ciberliteratura na sala de aula. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.124-146. ISSN 1676-2592.

A acusação de que o jovem aluno do século XXI não se forma leitor tornou-se senso comum em sala de professores e em conversas de adultos. Despertar no aluno o prazer do texto também tem sido tarefa árdua para muitos docentes que se veem entre os muros de uma escola ainda tão tradicional como a brasileira. Sem descartar a importância da leitura dos clássicos, é imprescindível, contudo, que a escola - e, metonimicamente, o professor - atraia o aluno-leitor para a nova era da ciberliteratura. Esta promoveu uma revolução na história da leitura - do códex ao hipertexto - e ascendeu a função do leitor, o qual se tornou mais ativo, um hiperleitor, apagando assim a função de autor, outrora merecedor de status. Seja através da hiperficção, da hiperpoesia ou do metalivro, a ciberliteratura resgata e dá continuidade ao experimentalismo universal na escrita, no som e na imagem, inaugurado pelas vanguardas europeias e pela poesia concreta - embrião da poesia virtual. Promover a interação do aluno com a poesia animada pelo computador - eis um novo desafio para a educação.

Palavras-chave : Leitura Poética; Poesia Concreta; Ciberliteratura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )