SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Da poesia visual concreta à poesia virtual concreta: a ciberliteratura na sala de aulaMichel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VEIGA-NETO, Alfredo  e  LOPES, Maura Corcini. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.147-166. ISSN 1676-2592.

Este artigo discute a produtividade de pensar a modernidade pedagógica, a partir da filosofia de Michel Foucault. Compreendendo a pedagogia como um conjunto de saberes e correlatas práticas educacionais, o artigo mostra o caráter contingente das raízes epistêmicas e epistemológicas que sustentam os discursos pedagógicos. A proveniência de tais raízes é localizada no platonismo renascentista e nas tradições judaico-cristãs. A partir dos conceitos de crítica e hipercrítica, o ―pensar de outros modos‖ proposto por Michel Foucault é apontado como uma prática difícil, mas muito importante para a militância política.

Palavras-chave : Modernidade; Estudos Foucaultianos; Pedagogia; Platonismo; Hipercrítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )