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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CHAVES, Ernani. Exercícios ascéticos e práticas pedagógicas: por uma genealogia do poder disciplinar. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.191-201. ISSN 1676-2592.

O presente artigo pretende mostrar, a partir do curso ―O poder psiquiátrico‖ ministrado por Michel Foucault no Collège de France em 1973-1974, a relação entre exercícios ascéticos e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas comunidades religiosas medievais e a constituição histórica do poder disciplinar. Para isso, avalia-se o lugar estratégico dos cursos de Foucault para a compreensão de seu pensamento, assim como se aponta a consequência de sua análise, qual seja, por um lado, a necessidade da solidão, do isolamento para a produção do conhecimento e, por outro lado, entretanto, a necessidade de romper este isolamento, tendo em vista a circulação social do saber. Encontrar uma resolução para este conflito constitui-se, por sua vez, numa forma de resistência ao poder disciplinar.

Palavras-chave : Ascese; Disciplina; Genealogia; Poder.

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