SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue01Exercícios ascéticos e práticas pedagógicas: por uma genealogia do poder disciplinar(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

DALBOSCO, Claudio A.. Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.202-223. ISSN 1676-2592.

Este ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação lhe serve de autoesclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia nos torna produtiva a própria ideia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.

Keywords : Filosofia; Atualidade; Maioridade Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )