SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Exercícios ascéticos e práticas pedagógicas: por uma genealogia do poder disciplinar(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

DALBOSCO, Claudio A.. Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.202-223. ISSN 1676-2592.

Este ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação lhe serve de autoesclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia nos torna produtiva a própria ideia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.

Palavras-chave : Filosofia; Atualidade; Maioridade Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )