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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CESAR, Maria Rita de Assis. (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.224-241. ISSN 1676-2592.

Esse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer.

Palabras clave : Escola Disciplinar; Pedagogia do Controle; Biopolítica; Pedagogia Queer.

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