SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporâneaPor uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RESENDE, Haroldo de. Notas sobre modernidade, pedagogia e infância a partir de Michel Foucault. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.242-255. ISSN 1676-2592.

Busca-se explorar, em alguns aspectos, a relação entre a pedagogia, entendida como ciência da educação, situada no campo das ciências humanas, e a infância como objeto desta ciência, no engendramento da Modernidade. Discute-se, então, a “captura” da infância pelo saber pedagógico com seu estatuto de cientificidade, na emergência das ciências do homem, entendendo que a educação moderna, com seu modelo escolar calcado em técnicas disciplinares e no controle, faz da própria escola um laboratório para a pedagogia. Em certo sentido, indaga-se como a criança entra em cena aberta pelas ciências humanas sob o olhar da pedagogia, de maneira que o que hoje se diz sobre a criança e sobre sua própria história acaba sendo marcadamente caracterizado pela concepção de uma infância atemporal, ingênua, sem voz.

Palavras-chave : Michel Foucault; Modernidade; Pedagogia; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )