SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Notas sobre modernidade, pedagogia e infância a partir de Michel FoucaultDo sedentarismo ao nomadismo: intervenções para pensar e agir de outros modos na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SILVA, Eduardo Pinto e. Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.256-279. ISSN 1676-2592.

Propõe-se uma crítica radical às práticas educacionais a partir de uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise. Foucault aborda os temas da loucura, do saber, do poder e da ética, tendo como pano de fundo uma crítica à sociedade disciplinar, às instituições e à normalização operada pela psiquiatria e pela psicanálise. Freud aborda a dinâmica dos conflitos psíquicos, contrapondo-se ao saber médico de sua época, de modo a elaborar uma teoria sobre o inconsciente. O resgate das críticas de Foucault a Freud é fundamental à proposição deste artigo. O diálogo entre as críticas foucaultianas e psicanalíticas à educação e suas possíveis contribuições às transformações de suas práticas só se faz possível e potencializado, quando se levam em conta as pertinentes críticas de Foucault à psicanálise. Por outro lado, faz-se necessário admitir que o campo psicanalítico, interlocutor permanente de Foucault, pode, em certa medida, vir a ser um aliado ao projeto filosófico deste último, quer seja em função do descentramento em relação à visão do sujeito racional, quer seja pela crítica às instituições, de modo a promover formas de pensar e agir diferentes das que geralmente se objetivam nas práticas escolares e na vida cotidiana.

Palavras-chave : Foucault; Psicanálise; Educação; Poder; Instituição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )