SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue01Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CARVALHO, Alexandre Filordi de  and  GALLO, Sílvio. Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para pensar e agir de outros modos na educação. ETD [online]. 2010, vol.12, n.01, pp.280-302. ISSN 1676-2592.

Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir, no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o ―fazer pensar‖, na educação, a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para pensar e agir de outros modos na educação.

Keywords : Subjetividades; Educação; Sedentarismo; Nomadismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )