SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPA rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de ruaEscola e movimento hip hop: o campo das possibilidades educativas para a juventude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ROCHA, Fúlvio Holanda  e  ATEM, Érica. Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional. ETD [online]. 2010, vol.12, n.esp, pp.64-82. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.860.

Abordamos neste trabalho o processo de escolha profissional dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados do IF-CE. Isso se configura como um dos novos desafios da atual realidade institucional. O tema proveio da escuta de setores dessa instituição pelo serviço de Psicologia Escolar. No discurso discente, esboçou-se a relação entre as queixas, acompanhadas de sofrimento psíquico, e a necessária escolha profissional no ato de ingresso. Não individualizando as dificuldades decorrentes da escolarização e concebendo a escolha profissional como um processo que se dá nas interações sociais antes, durante e depois da entrada no curso, foi possível demarcar três formas de conceber o IF-CE: como uma escola "preparatória" para o vestibular, como um espaço educacional que traz por "adição" preparo profissional e como um mecanismo de primeira aproximação com uma carreira a ser exercida após a graduação. Verificamos a difusa percepção pelos alunos de que faziam opção por uma carreira e assinalamos a necessidade de oferecer espaços institucionais qualificados para os alunos elaborarem suas opções profissionais.

Palavras-chave : Educação Técnica; Jovens; Escolha Profissional; Psicologia Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )