SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão socialNativos digitales y nuevas tecnologías: implantación en la universidad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

TORRES, Tércia Zavaglia  e  AMARA, Sérgio Ferreira do. Aprendizagem colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.49-72. ISSN 1676-2592.

As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.

Palavras-chave : Aprendizagem Colaborativa; Web 2.0; Produção de Conteúdos Interativos; Modelos; Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )