SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03Educación, tecnología y sociedad: relaciones de causalidad de la influencia social en los procesos de toma de decisiones tecnológicasArchitecture and services for scalable distance learning based on the SBTVD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa; SILVA, Luciana Oliveira  and  ARAUJO, Izabel Cristina. Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.154-173. ISSN 1676-2592.

Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.

Keywords : Autoria; Colaboração; Ética dos Hackers; Web 2.0.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )