SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Educación, tecnología y sociedad: relaciones de causalidad de la influencia social en los procesos de toma de decisiones tecnológicasArquitetura e serviços para EaD no SBTVD com escalabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa; SILVA, Luciana Oliveira  e  ARAUJO, Izabel Cristina. Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.154-173. ISSN 1676-2592.

Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.

Palavras-chave : Autoria; Colaboração; Ética dos Hackers; Web 2.0.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )