SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaDCAPES/FIPSE year one experience report: why begin with math learning objects? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GARBIN, Mônica Cristina. Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.227-251. ISSN 1676-2592.

O objetivo do presente trabalho é analisar de que forma se deu a colaboração entre os alunos e os professores para a construção de um vídeo educativo, em uma escola de ensino fundamental localizada em Campinas. Organizamos nosso trabalho em três etapas, sendo a primeira correspondente à criação dos materiais a serem usados na pesquisa de campo; a segunda diz respeito ao trabalho de campo, com observações e entrevistas dos sujeitos; e a terceira relaciona-se à criação de parâmetros para análise dos dados e à análise propriamente dita. Além disso, a pesquisa na escola, realizada entre os anos de 2009 e 2010, foi dividida em duas fases: na primeira trabalhamos com estudantes e professores do ensino médio e, na segunda, com o ciclo II do ensino fundamental. Durante a análise dos dados, utilizamos nossa pesquisa bibliográfica para ajudar na identificação dos processos encontrados no material coletado, caracterizando-os como colaborativos ou não. Ao final da pesquisa, notamos que o processo de colaboração entre alunos e professores requer uma mudança de postura de ambos.

Palavras-chave : Produção Audiovisual Colaborativa; Web 2.0; Tecnologias na Educação; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )