SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03Uma experiência com o uso da Lousa Digital Interativa por profissionais da educação infantilThe TelEduc in Amazon: the experience of the Federal University of Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SCHNITMAN, Ivana Maria. A mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional on-line. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.287-314. ISSN 1676-2592.

Considerando que toda interação da educação on-line ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio estabelece-se quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam - e podem até mesmo ameaçar - com propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existe, de fato, uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional on-line e diferenças no grau de interação pedagógica mediada, realizada por docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina on-line de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em cursos de um programa de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. Utilizando parâmetros relacionados à situação e aos resultados da orientação (recomendado ou não) e ao grau de interação mantido pelos orientadores com seus alunos, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, revelando que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional on-line.

Keywords : Educação On-Line; Mediação Pedagógica; Interação; Experiência Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )