SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03A mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional on-lineAs técnicas imagéticas e educação a distância: Telecurso 2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo  e  RIBEIRO, Marcello Batista. O TelEduc na Amazônia: a experiência da Universidade Federal de Rondônia. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.315-335. ISSN 1676-2592.

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da Universidade Federal de Rondônia - UNIR - com o ambiente AVA TelEduc, destacando sua história, bem como a aceitação por alunos e professores das mais variadas disciplinas e cursos desta IFES, além de analisar questões de ordem mais técnica que a Plataforma TelEduc nos apresentou durante os anos em que o ambiente foi adotado como recurso didático-tecnológico nas atividades docentes desde a sala de aula universitária. Nossa experiência com este ambiente data de 2004 e, devido a problemas técnicos, somente voltou a funcionar em nossa universidade em 2008, agora como parte de um projeto do Laboratório Didático-Pedagógico Multimídia - Labmídia. Em 2009/2010, o destaque foi a mudança de versão, da 3.3.8 para 4.2.1, e a adesão aos cursos do PARFOR. Alguns aspectos foram tomados como considerações desta experiência com o TelEduc: o ambiente tem boa aceitação como recurso tecnológico ao ensino presencial; o ambiente é de fácil utilização e robusto; as ferramentas de aprendizagem interativa proporcionam aos alunos uma aprendizagem prazerosa; a ferramenta bate-papo pode ser melhorada quanto à inserção de recursos de áudio; o código fonte do TelEduc deve ser reescrito para substituir tags em desuso. Entretanto, o nosso maior desafio continua sendo vencer as dificuldades próprias de viver e trabalhar numa região como a Amazônia, distante de quase tudo, mas, ao mesmo tempo, grandiosa em suas possibilidades. A adoção de ferramentas da Educação a Distância é estratégica para o desenvolvimento sustentável da região.

Palavras-chave : Educação a Distância; Tecnologias de Informação e Comunicação; TelEduc; Amazônia; UNIR.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )