SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03As técnicas imagéticas e educação a distância: Telecurso 2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FERREIRA, Simone de Lucena. A educação na era da TV digital: interfaces e conexões. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.343-364. ISSN 1676-2592.

No final da década de 1980 alguns países da Europa, bem como o Japão e os Estados Unidos, iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de modelos de televisão digital. No Brasil, somente em 2003, após a publicação do Decreto 4.901, iniciou-se o desenvolvimento de pesquisas visando à construção de um Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) que, dentre outros objetivos, deveria promover a inclusão social e a formação de uma rede de educação a distância. A TV digital é considerada por alguns autores como uma nova mídia, pois ela traz características do computador e da televisão. Dessa forma, pode facultar novas formas de comunicação, de produção de conteúdos e de interatividade, que, para a área da educação, são aspectos de fundamental importância, pois a televisão analógica impossibilita a construção de conteúdos colaborativos, tanto pelo fator tecnológico quanto pelo fator político centralizador das produções disponíveis hoje. Neste texto, analisamos alguns aspectos da implantação da TV digital em Portugal e no Brasil, bem como as possibilidades de utilização do Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula (SAPSA), desenvolvido pela Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Como resultado deste trabalho, constatamos a potencialidade da TV digital na formação de redes de colaboração necessárias para o desenvolvimento da educação. Percebemos que cabe igualmente aos responsáveis pelos sistemas de educação e a nós, educadores, evidenciarmos que queremos uma TV digital que possibilite a construção de redes colaborativas capazes de potencializar a interconexão entre educação, culturas e conhecimentos.

Palavras-chave : Educação; TV digital; Redes Colaborativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )