SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue02Habitus multidimensionality and the praxiological construction of types author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Cleiton Estevam da  and  PFAFF, Nicolle. Bagunça na escola: estratégias para serem aplicadas entre escola e grupos. ETD [online]. 2011, vol.12, n.02, pp.01-21. ISSN 1676-2592.

Partindo de uma perspectiva intercultural, este artigo pretende cartografar algumas práticas de alunos e grupos de alunos em sala de aula, a conhecida bagunça, comumente tratadas como prejudiciais ao ensino e organização escolares. Baseando-se na reconstrução documentária de grupos de discussão e entrevistas com alunos do quinto ano de diferentes sistemas escolares (público e privado no Brasil e escolas de baixa e alta qualificação educacionais na Alemanha), discutiremos o conceito de bagunça considerando a sua função social em relação à constituição de grupos de amigos, à carreira escolar e a um descontentamento ou crítica do aluno sobre qualidade de ensino. Função esta que se diferencia e configura de acordo com o contexto social, econômico e cultural do aluno revelando-se, muitas vezes, como sua voz face à obsolescência e ao fracasso da instituição escolar. Do ponto de vista metodológico, empregamos o método de pesquisa qualitativa relacionada a investigações interculturais assim como o método de triangulação sobre o material cultural relacionado.

Keywords : Pesquisa Comparativa; Método Documentário; Escola; Classe-Social; Bagunça na Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )