SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02A multidimensionalidade do habitus e a construção de tipos praxiológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SILVA, Cleiton Estevam da  e  PFAFF, Nicolle. Bagunça na escola: estratégias para serem aplicadas entre escola e grupos. ETD [online]. 2011, vol.12, n.02, pp.01-21. ISSN 1676-2592.

Partindo de uma perspectiva intercultural, este artigo pretende cartografar algumas práticas de alunos e grupos de alunos em sala de aula, a conhecida bagunça, comumente tratadas como prejudiciais ao ensino e organização escolares. Baseando-se na reconstrução documentária de grupos de discussão e entrevistas com alunos do quinto ano de diferentes sistemas escolares (público e privado no Brasil e escolas de baixa e alta qualificação educacionais na Alemanha), discutiremos o conceito de bagunça considerando a sua função social em relação à constituição de grupos de amigos, à carreira escolar e a um descontentamento ou crítica do aluno sobre qualidade de ensino. Função esta que se diferencia e configura de acordo com o contexto social, econômico e cultural do aluno revelando-se, muitas vezes, como sua voz face à obsolescência e ao fracasso da instituição escolar. Do ponto de vista metodológico, empregamos o método de pesquisa qualitativa relacionada a investigações interculturais assim como o método de triangulação sobre o material cultural relacionado.

Palavras-chave : Pesquisa Comparativa; Método Documentário; Escola; Classe-Social; Bagunça na Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )