SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue02Habitus multidimensionality and the praxiological construction of typesThe meaning of peer culture for learning at school: the example of a student company author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LAGE, Maria Campos. Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação. ETD [online]. 2011, vol.12, n.02, pp.42-58. ISSN 1676-2592.

Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software - CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação.

Keywords : CAQDAS; Pesquisa em Educação; Pesquisa Qualitativa; Análise de Dados; Software.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )