SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educaçãoPars pro toto: film interpretation according to the documentary method índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ASBRAND, Barbara. The meaning of peer culture for learning at school: the example of a student company. ETD [online]. 2011, vol.12, n.02, pp.59-76. ISSN 1676-2592.

A investigação empirica investiga a orientação e o processo de aprendizagem de adolescentes referente a questões globais em diferentes contextos educacionais. Como adolescentes criam seu conhecimento do mundo? Quais as visões de mundo e as ideias que os adolescentes tem a partir da perspectiva global? Como lidam com a complexidade da sociedade mundial? A pesquisa qualitativa-empirica foca na análise comparativa dos processos em diferentes contextos educacionais, tais como momentos em sala de aula de diferentes disciplinas, atividades escolares extra-curriculares e trabalho juvenil não-formal fora da escola. O principal objetivo do texto é um estudo de caso de um grupo de estudantes do sexo feminino que coordenam lojas mundiais na forma de Empresa Júnior. O objetivo é descrever uma cultura de aprendizagem específica num Gymnasyum, uma escola de gramática alemã, bem como o processo de aprendizagem que ocorre dentro de um certo arranjo didático-pedagógico. Neste contexto, a empresa júnior é importante tanto como projeto extra escolar, quanto como meio de integração dos assuntos e trabalhos nas diferentes lições ou aulas das diversas disciplinas. A integração da educação global na cultua escolar resulta da presença da empresa júnior no dia a dia da escola e a combinação de processos informais de aprendizagem dentro do grupo de pares e sistemática introdução de lições escolares. A pesquisa revela o grande potencial para a desejada aquisição de competências e conhecimento. Isto por sua vez demonstra a extensão na qual o aprendizado estudantil é encorajado por uma escola e cultura de aprendizagem em particular.

Palavras-chave : Aprendizagem; Competências; Escola; Cultura Escolar; Empresa Júnior.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )