SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue02The meaning of peer culture for learning at school: the example of a student companyA body in Brazilian contemporary dance: path of breaks and affirmations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BALTRUSCHAT, Astrid. Pars pro toto: film interpretation according to the documentary method. ETD [online]. 2011, vol.12, n.02, pp.77-92. ISSN 1676-2592.

Usando o exemplo de um trecho de filme feito por estudantes, o texto propicia insights de como os filmes podem ser interpretados segundo o método documentário. Mostra que o sentido do filme, o qual o método documentário visa explorar, pode ser encontrado como uma estrutura homóloga em diferentes dimensões fílmicas. Ele permeia o documento tanto no nível de cada fragmento quanto em sua totalidade no sentido de ‘pars pro toto.’ Os resultados da interpretação são caracterizados e validados pelas homologías identificadas na análise.

Keywords : Sociologia Visual; Escola; Método Documentário; Análise de Vídeo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )