SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02ONGs e escolas públicas: a palavra dos educadoresEntre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FEBRONIO, Maria da Paixão Gois. Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa?. ETD [online]. 2011, vol.12, n.02, pp.151-171. ISSN 1676-2592.

Este estudo objetivou analisar a formação de professores da Educação Infantil. Orientou-se pela questão: “Qual a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de docentes para a Educação Infantil na percepção de alunas dos sétimos e oitavos períodos dos anos de 2008 e 2009?”. Teve por objetivos: compreender a concepção que os professores, ainda em fase de formação (último ano do Curso de Pedagogia), têm sobre sua formação; identificar em suas percepções o quanto se sentem preparados para o exercício profissional. O estudo foi desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, utilizando-se três contextos de coletas de dados. Os dados coletados foram analisados com aproximação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que: a formação de professores de Educação Infantil ainda se redefine nos Cursos de Pedagogia; há preocupação por parte das universidades de anualmente rever suas propostas curriculares. Pode-se afirmar, mediante dados coletados, que a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de professores da Educação Infantil é parcial e restrita, em razão dos seguintes fatores: propostas tímidas em relação ao currículo, estágios pouco planejados, o que dificulta a articulação da teoria com a prática, e a indefinição da identidade do curso.

Palavras-chave : Formação de Professor; Educação Infantil; Teoria; Prática; Estágio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )