SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue01Human mass and aristocratic education in Nietzsche author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BUFREM, Leilah Santiago  and  BREDA, Sônia Maria. Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensino. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.01-16. ISSN 1676-2592.

Este texto traz a análise do desenvolvimento da disciplina Condensação da Informação do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Apresenta ementa, objetivos e unidades da disciplina. Destaca, no planejamento das atividades, um trabalho pedagógico voltado a ensejar aos estudantes a construção do seu conhecimento fundamentado na perspectiva oferecida pela teoria da interação verbal de Bakhtin. A partir de dados colhidos em duas ofertas da disciplina, discute as práticas de ensino e oferece exemplos dos trabalhos desenvolvidos e das manifestações discentes em um universo de noventa estudantes. Relaciona esse encaminhamento formativo a postulados bachelardianos. Reúne elementos de evidência do alcance pedagógico das práticas concretizadas e, pela sua crítica, subsídios para o possível melhoramento do ensino dessa disciplina.

Keywords : Ensino; Conteúdo Disciplinar; Prática Docente; Didática; Condensação da Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )