SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Massificação humana e a educação aristocrática em Nietzsche índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BUFREM, Leilah Santiago  y  BREDA, Sônia Maria. Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensino. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.01-16. ISSN 1676-2592.

Este texto traz a análise do desenvolvimento da disciplina Condensação da Informação do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Apresenta ementa, objetivos e unidades da disciplina. Destaca, no planejamento das atividades, um trabalho pedagógico voltado a ensejar aos estudantes a construção do seu conhecimento fundamentado na perspectiva oferecida pela teoria da interação verbal de Bakhtin. A partir de dados colhidos em duas ofertas da disciplina, discute as práticas de ensino e oferece exemplos dos trabalhos desenvolvidos e das manifestações discentes em um universo de noventa estudantes. Relaciona esse encaminhamento formativo a postulados bachelardianos. Reúne elementos de evidência do alcance pedagógico das práticas concretizadas e, pela sua crítica, subsídios para o possível melhoramento do ensino dessa disciplina.

Palabras clave : Ensino; Conteúdo Disciplinar; Prática Docente; Didática; Condensação da Informação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )