SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensinoTecnologias e letramento digital: navegando rumo aos desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MENDONCA, Samuel. Massificação humana e a educação aristocrática em Nietzsche. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.17-26. ISSN 1676-2592.

A vida aristocrática indica a educação individual, a educação da solidão e a educação do destaque, que requer a autocrítica como elemento para a autossuperação da grande individualidade. Portanto, não se trata de uma educação para todos, mas para os que têm reverência por si mesmos. Neste artigo, pretendemos apresentar as razões que fundamentam a educação aristocrática em Nietzsche e que encontram sentido na compreensão do mesquinho, do medroso, do estúpido, na massificação humana. Para este exame, a contextualização dos condicionantes da massificação e do aprisionamento humanos encontra espaço. A metodologia utilizada na investigação consiste na revisão bibliográfica, dado que se trata de pesquisa filosófica da educação. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de um novo perfil de homem, capaz de superar esse estado de pequenez, mesquinharia e medo.

Palabras clave : Friedrich Nietzsche; Educação Aristocrática; Massa; Medo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )