SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Formação e ou capacitação de professores para atuação em informática na educação: reflexões sobre uma práticaLas tecnologías de la tercera edad y discapacidad: algunas consideraciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FRANCO, Adriana  y  DAVIS, Claudia. Autoestima: gênese e constituição de um atributo construído socialmente. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.99-118. ISSN 1676-2592.

Este estudo analisa, nos marcos da perspectiva sócio-histórica, os elementos constitutivos da construção social da autoestima no processo ensino-aprendizagem de alunos que viveram histórias de fracasso na escola. Nortearam a sua construção os seguintes pontos: as relações entre autoestima e aprendizagem nas últimas três décadas e o desenvolvimento do psiquismo humano. Analisou-se, por meio do relato da história de vida, o processo de construção da autoestima de dois jovens que freqüentaram classes de aceleração, identificando, pela mediação das abstrações teóricas advindas da Psicologia Sócio-Histórica, a maneira como a realidade vivida foi significada e valorada. Pela análise biográfica verificou-se que a autoestima está atrelada a um contexto amplo e que, enquanto as condições concretas de vida não forem modificadas, alterações na consciência e, portanto, na forma de avaliar não devem ser esperadas. Assim sendo, a autoestima, como todo fenômeno humano, é produzida nas condições concretas de existência, e a escola deve estar efetivamente comprometida com a humanização de seus alunos.

Palabras clave : Psicologia Sócio-Histórica; Autoestima; Fracasso Escolar; Consciência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )