SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue01The Audit Office of the Brazilian state of Sergipe and its resolutions to evaluate revenue and expenses linked to educationJóvenes “viejos” en el mundo de la pos-infancia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BONILHA, Tamyris Proença. Ações afirmativas e integração do negro no ensino superior: uma relação possível?. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.152-167. ISSN 1676-2592.

Dados estatísticos e pesquisas acadêmicas apontam que a trajetória escolar do sujeito negro é significativamente mais acidentada que a do sujeito branco. Dentre os elementos que legitimam tal quadro de desigualdade social se destaca a discriminação racial. O presente artigo discute a integração do aluno negro na universidade, quando seu ingresso é facilitado por um programa de ação afirmativa, a qual visa assegurar o acesso de sujeitos negros a posições estratégicas na sociedade, tal como no ensino superior. Essa discussão é fruto de uma pesquisa de iniciação científica - realizada na Universidade Estadual de Campinas com alunos negros e brancos, beneficiados pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) - que teve como objetivo identificar os elementos que compõem o processo de integração do estudante negro no contexto universitário e analisar a visão do aluno negro a respeito da universidade e seus modos de inserção.

Keywords : Ações Afirmativas; Integração; Preconceito; Racismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )