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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BONILHA, Tamyris Proença. Ações afirmativas e integração do negro no ensino superior: uma relação possível?. ETD [online]. 2011, vol.13, n.01, pp.152-167. ISSN 1676-2592.

Dados estatísticos e pesquisas acadêmicas apontam que a trajetória escolar do sujeito negro é significativamente mais acidentada que a do sujeito branco. Dentre os elementos que legitimam tal quadro de desigualdade social se destaca a discriminação racial. O presente artigo discute a integração do aluno negro na universidade, quando seu ingresso é facilitado por um programa de ação afirmativa, a qual visa assegurar o acesso de sujeitos negros a posições estratégicas na sociedade, tal como no ensino superior. Essa discussão é fruto de uma pesquisa de iniciação científica - realizada na Universidade Estadual de Campinas com alunos negros e brancos, beneficiados pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) - que teve como objetivo identificar os elementos que compõem o processo de integração do estudante negro no contexto universitário e analisar a visão do aluno negro a respeito da universidade e seus modos de inserção.

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Integração; Preconceito; Racismo.

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